Giuliana Guimaraes Hipnoterapeuta
A Terapia Familiar com Programação Neurobiológica Integrativa (PNI) é uma abordagem que olha para as dinâmicas familiares de maneira sistêmica, considerando corpo, mente e emoções. Utilizamos técnicas como a hipnose e outras práticas integrativas para auxiliar a família a lidar com conflitos, melhorar a comunicação e construir relacionamentos mais saudáveis e harmoniosos.
Não necessariamente. Na avaliação inicial, é discutido qual formato será mais adequado para as necessidades e objetivos da família. Em alguns casos, as sessões podem ser realizadas com toda a família; em outros, focamos em um ou dois membros para começar o processo de mudanças.
Sim, a hipnose é uma técnica segura e é adaptada para a faixa etária da criança ou adolescente, sempre considerando as necessidades e o conforto dos jovens. É uma ferramenta que pode ajudar muito na expressão de emoções e no desenvolvimento de habilidades emocionais.
O tempo para observar resultados varia de família para família e depende das dinâmicas e objetivos específicos de cada uma. Muitos começam a notar melhorias na comunicação e na cooperação nas primeiras semanas de sessões, mas o progresso contínuo depende do engajamento de todos os participantes.
Na avaliação inicial, a terapeuta conversa com a família para entender suas necessidades, desafios e expectativas. Esse encontro ajuda a definir o plano terapêutico mais adequado para a realidade de cada família.
O número de sessões varia conforme as necessidades de cada família. Após a avaliação inicial, o terapeuta irá sugerir um plano de acompanhamento, que pode ser ajustado ao longo do processo.
A participação voluntária é essencial para o sucesso do tratamento. Se algum membro está hesitante, é possível realizar sessões iniciais apenas com aqueles que estão dispostos, e, com o tempo, trabalhamos para que o ambiente da terapia se torne acolhedor o suficiente para atrair os outros membros.